Spirulina sp - Microscopia - A vida sob instrumentos óticos!

MICROSCOPIA
A Vida Sob Instrumentos Óticos
Microscopio
Ir para o conteúdo

Spirulina sp

Fotos ao microscópio > Botanica > Algas > Algas Azuis - Cyanobacteria - Cyanophyta (cianófitas) > Exemplares Algas Azuis
Spirulina
<
>
Spirulina

Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Classificação científica
Reino: Bacteria
Divisão: Cyanobacteria
Ordem: Nostocales
Genero: Spirulina
Espécies
Spirulina corakiana
Spirulina crispum
Spirulina labyrinthiformis
Spirulina laxa
Spirulina laxissima
Spirulina major
Spirulina meneghiniana
Spirulina nordstedtii
Spirulina princeps
Spirulina subsalsa
Spirulina subtilissima
Spirulina platensis
Spirulina tenerrima
Spirulina weissii

Spirulina é uma bactéria pertencente ao grupo Cyanobacteria (também conhecido como Cyanophyta ou antigamente como "algas verdes-azuis"). Trata-se de micro-organismos unicelulares e fotoautotróficos que podem agrupar-se formando tricomas ou formas filamentosas.

São micro-organismos procariotas. Apresentam uma região central (nucleoide), onde se localiza o genoma (uma só molécula de ADN), uma região periférica que contém as membranas tilacoidais e várias inclusões e estruturas citoplasmáticas. Na fase de células isoladas, produz uma capa de mucilagem, capa que não está presente nas células em forma de tricoma. A parede celular contém peptidoglicano de estrutura e composição semelhante à das bactérias Gram negativas. No citoplasma encontram-se inclusões (grânulos de polifosfato, glicogênio e ciananoficina), os carboxissomas ou corpos poliédricos, onde está a RBP-carboxilase (RuBisCO, a principal enzima responsável pela fixação fotossintética de dióxido de carbono) e ribossomas 70S.
Por Leônidas Galbas Santos e Contribuintes
Foto de Leônidas Galbas Santos
Microscópio
Voltar para o conteúdo