Fotomicrografia da Alga Euglena ehrenbergii - Microscopia - A vida sob instrumentos óticos!

MICROSCOPIA
A Vida Sob Instrumentos Óticos
Microscopio
Ir para o conteúdo

Fotomicrografia da Alga Euglena ehrenbergii

Fotos ao microscópio > Botanica > Algas > Algas Superiores - Microalgas - Macroalgas
Euglena ehrenbergii
Euglena Ehrenberg


O gênero é constituído por indivíduos unicelulares, de hábito solitário livre-natante e, na quase totalidade das espécies, altamente metabólicos. A célula apresenta, quando em repouso, forma variada, podendo ser globosa, elipsóide, fusiforme ou até quase cilíndrica. Em um pequeno número de espécies (exemplo Euglena acus e Euglena spirogyra), a metabolia é pouco aparente e até mesmo inexistente. Apresentam dois flagelos de tamanhos extremamente desiguais entre si, dos quais o maior extroverte o reservatório e tem localização subapical e o menor, reduzido a um simples coto, jaz sempre dentro do próprio reservatório. A película é estriada helicoidalmente. Há umas poucas espécies que têm um único cloroplastídio, cuja situação é axial na célula, e outras, muito mais comuns, que têm inúmeros plastídios verdes, de forma discóide e situação parietal na célula.
Aliado ao cloroplastídio pode ocorrer um pirenóide, o qual, por sua vez, pode ser nu, isto é, destituído de qualquer envoltório de paramido ou ter um escudo de paramido em cada uma de suas faces, interna e externa (pirenóides duplos). Além dos pirenóides, ocorrem também grãos extraplastidiais de paramido, cuja forma é extremamente variada (discóide, bastoniforme, anelar, elipsóide, globóide, semicircular, etc.) e cuja situação na célula também é variada. No grupo viridis de espécies ocorrem vários cloroplastídios laminares, curtos e que irradiam de um pirenóide central. Algumas espécies acumulam hematocromo, um pigmento carotenóide de cor vermelha que pode mascarar completamente a clorofila dos plastídios. Nesse caso, dependendo da quantidade de hematocromo, a célula pode aparecer colorida de tons mais ou menos acentuados de vermelho (Euglena sanguinea). Várias espécies possuem estigma anterior.
Euglena inclui no mundo inteiro mais de uma centena de espécies abundantes, sobretudo, em águas ricas em matéria orgânica.
Por Leônidas Galbas Santos e Contribuintes
Foto de Leônidas Galbas Santos
Microscópio
Voltar para o conteúdo